Como fraudes afetam o seu plano de saúde

como fraudes afetam o seu plano de saúde

Este ano foi muito conflituoso e controverso para o cenário da saúde suplementar, ao mesmo tempo que bateu o recorde de beneficiários de todos os tempos teve também o maior deficit nas despesas de duas décadas até os dias atuais. De acordo com os dados da ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Estipula-se que as fraudes já consomem 2,3% do investimento do investimento das empresas na Saúde Suplementar que se diversificam em planos de saúde, residencial, planos odontológicos e previdência privada e muito mais, trabalhos com todos aqui na SalutteBrasil

Assim, as consequências das fraudes, ao contrário do que muitos podem pensar, não impactam apenas as empresas, elas afetam todos os envolvidos no sistema, desde administradores e funcionários até beneficiários honestos.

Isso é por conta dos princípios que os seguros – seja na área da saúde ou outra – têm para assegurar o equilíbrio financeiro. E, caso as regras sejam quebradas, toda a engrenagem do sistema para. Como é o caso do mutualismo, conceito fundamental para os seguros de saúde, em que os membros de um grupo contribuem para o benefício geral, que é utilizado para cobrir as despesas médicas quando necessário.

Consequências das fraudes

Além de ameaçar a solidariedade entre os beneficiários, as fraudes desestabilizam todo o sistema de saúde suplementar, com consequências na sociedade em geral. Isso porque os seguros particulares aliviam a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Visto que os planos de saúde fornecem cuidados médicos e hospitalares a cerca de 25% da população.

Nesse sentido, o uso indevido do seguro ainda coloca em risco a qualidade do atendimento, já que os recursos desviados poderiam ser utilizados para melhorar os serviços.

Combate às fraudes

Com todas essas consequências negativas para a sociedade, as empresas de seguro e planos de saúde vêm conscientizando os beneficiários para entrar na luta contra as fraudes. Esse é o princípio da campanha Saúde Sem Fraude. Além de dicas de como usar o plano corretamente, no site oficial há um canal exclusivo para denúncias, com a opção de identificar o denunciante, ou não.

A campanha foi lançada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que une 13 grupos de operadoras de planos e seguros privados de assistência. 

“Sabemos que as fraudes são um dos principais desafios da Saúde Suplementar no Brasil. Em outubro de 2022, a FenaSaúde denunciou um esquema que custava R$ 40 milhões em reembolsos solicitados por empresas de fachada. Estamos sempre combatendo essas ações para poder investir recursos no melhor atendimento ao segurado”, explica Catran.

Faça o certo!

Há várias formas de fraudar o sistema, mais ou menos elaboradas, como emprestar a carteirinha ou compartilhar o login e senha do plano de saúde com terceiros para fazer solicitações de consultas e, em seguida, reembolsos. Por isso:

  • Evite compartilhar as informações de acesso ao plano de saúde com outras pessoas e não empreste a identificação do plano.

  • Recuse a divisão de recibos e faturas.

  • Decline ofertas para procedimentos estéticos cobertos pelo plano de saúde.

  • Utilize o pronto-socorro somente para situações de urgência ou emergência.

  • Faça uso da telemedicina para questões de menor complexidade.

  • Opte por prestadores de serviços da rede credenciada ou locais de saúde de confiança.

  • Informe ao médico sobre exames recentes para evitar repetições desnecessárias.

  • Recuse propostas de reembolso que exijam pagamento antecipado pelo atendimento.

Compartilhe este conteúdo, para levar a informação e melhorar nosso cenário da Saúde Suplementar.

 

 

fonte: metropoles

.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Simule Seu Plano

    Mais vistos