Empresas se preocupam por jovens de 20 a 29 anos abandonarem os planos de saúde

Empresas se preocupam com jovens 20 a 29 anos abandonam os planos de saúde

O número de consumidores com mais de 60 anos nos planos de saúde aumentou quase 27%, porém as faixas etárias mais novas caminham no sentido contrário.

O grupo entre 20 a 29 anos foi o que mais perdeu volume, recuando 18% entre dezembro de 2013 até o fim de 2022, segundo o relatório do IESS(instituto de Estudos de Saúde Suplementar) com base em dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Segundo Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde (federação Nacional de Saúde Suplementar), o movimento de saída de jovens gera um alertar porque compremente o chamado pacto intergeracional, um dos pilares do sistema em que os mais novos custeiam parte da utlização dos serviços pelo idosos e equilibram o aumento da sinistralidade que ocorre na idade mais avançada.

Uma das alternativas pensadas pelo setor para atrair os jovens e recompor o desequilíbrio entre as faixas etárias é a venda de planos mais acessíveis, que abrangem apenas consultas e exames, para quem não consegue pagar pelo produto completo com a cobertura hospitalar.

“hoje em dia, muitas empresas não estão dando o benefícios do plano de saúde. Dão cartão de academia, de desconto em uma série de serviços, mas não o plano de saúde. Opróprio jovem não se sente estimulado, porque normalmente a pessoa mais jovem precisa é de consultas e exames”
diz valente.

 

Jovens deixam plano de saúde

 

Marcos Novais, superintendente da Abramge (associação Brasileira de Planos de Saúde), afirma que é preciso discutir políticas públicas para garantir a sustentabilidade. Ele cita exemplos de modelos adotados por outros países a serem estudados, com cobranças aos adultos que ingressam tardiamente no sistema sem terem constribuído para financiá-lo ao longo da vida.

Para josé cechin, superintendente do IESS, parte da solução poderia acontecer por meio da evolução de uma sociedade mais saudável, de modo a mitigar as doenças.

“se cuidarmos do meio ambiente, diminuirmos a poluição, o agrotóxico na alimentação, o estresse, o sedentarismo, tudo isso pode reduzir a incidência de doenças crônicas. Teremos idosos mais saudáveis, portanto, gastando menos”

fonte: Folha

Veja Também: Como Plano de Saúde Empresarial pode alavancar os negócios

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Simule Seu Plano

    Mais vistos